Semana de Mobilização Contra Dengue prossegue até sexta-feira

0
344

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou hoje (23) a “Semana Estadual de Mobilização Contra Dengue”. Os trabalhos de prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença está sendo executado pela equipe da Secretaria de Saúde, através das UBSs e ESFs e conta com o apoio da Secretaria da Educação, Igrejas em geral e outros parceiros.
A mobilização prossegue até a próxima sexta-feira (27), mas é importante lembrar que o trabalho de combate ao mosquito continuará intenso no município. O objetivo da campanha é conscientizar a população de Tupã e alertar a necessidade de impedir a proliferação do mosquito que transmite a doença.
A mobilização abordará tudo que seja relacionado a dengue, com ênfase na divulgação de sinais e sintomas da doença e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
De acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde, durante a semana serão realizadas visitas à lideranças religiosas para que possam divulgar a situação epidemiológica do município, orientar sobre cuidados a serem tomados nas residências e ressaltar que a doença pode matar.
Ainda essa semana, serão realizado orientações ao público por rádios e pela emissora de televisão local, com ênfase na prevenção da doença e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A mobilização contra dengue também abordada pela secretária municipal de Saúde, Rosângela Urel, que falou sobre a campanha, a situação epidemiológica da cidade e estratégias de ações adotadas pela município na Tribuna Livre da sessão camarária realizada ontem, na Câmara Municipal.
Durante a semana também serão intensificadas ações de conscientização da população sobre sinais e sintomas da dengue e como proceder em caso de constatação dos sintomas.
A campanha contará ainda com atividades de orientação nas escolas estaduais e municipais, através de parceria do programa Jovens Construindo Cidadania (JCC), da Polícia Militar. Também serão realizados pedágios na região central do município, com faixas educativas e distribuição de cartazes, tanto nas escolas como no comércio.
Para encerrar a semana de Mobilização contra a Dengue, nesta sexta-feira, dia 27, haverá uma grande passeata, com inicio às 9 horas, na avenida Tamoios, defronte à Pizzaria Dallas.
Segundo Isabel Nalon, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, as instituições públicas e privadas também serão convidadas para se juntarem a mobilização. “As instituições já parceiras nossas conciliaram medidas que visam garantir o desenvolvimento de ações de mobilização social, possibilitando a mudança de hábitos da população”, diz.
Ela ressaltou mais uma vez que a prevenção ainda é a melhor solução para o controle da doença, pois o esforço coletivo faz toda a diferença no combate do mosquito Aedes aegypti.
O prefeito Manoel Gaspar pediu a colaboração da população e a participação de todos na semana de mobilização. Ele ainda destacou que as ações de combate a dengue são necessárias para proteger a população de um futuro surto da doença e outros agravos que impedem a melhoria de qualidade de vida da população em Tupã e em todo o Estado.
“Gostaria de pedir a participação de todos e a colaboração, não só durante essa semana, mas também em todos os dias, para que possamos conseguir pelo menos a diminuição da infestação do mosquito e eliminação dos casos da doença. Agora somos todos contra a dengue”, concluiu Gaspar.

01000

Assessoria