XI Nippon Fest começa hoje

0
362

Tem início nesta sexta‐feira ﴾04﴿ e segue até domingo ﴾06﴿ a 11ª edição da Nippon Fest, festa tradicional que celebra a cultura japonesa em Tupã. Apesar de iniciar as atividades hoje, a abertura oficial da festa acontecerá amanhã à noite.

O evento, que é uma realização da Associação Cultural Esportiva e Recreativa de Tupã ﴾ACERT﴿, em parceria com a prefeitura, acontecerá na Praça da Bandeira e deve reunir público recorde este ano.

De acordo com o vereador e coordenador do evento, Caio Aoqui, a festa já é uma das mais esperadas pela população tupãense. “Esse com certeza já é um dos eventos mais esperados pela população, principalmente pela culinária que é muito apreciada por todos, e neste ano teremos a participação especial da cantora Karen Ito”, comentou.

A festa conta com estrutura completa celebrando a cultura e a culinária japonesa através de artigos orientais, decoração típica, venda de produtos e gastronomia japonesa, música tradicional além de shows. “Nos dias do evento a cidade recebe visitantes de toda a região e a expectativa é de grande público, já que é feriado prolongado de 7 de setembro e muitas pessoas aproveitam a data para passear e se divertir”, destacou o vereador.

No cardápio haverá yakisoba, udon, sashimi de tilápia e salmão, espetinho, oniguiri, omelete, temaki, sushi, harumaki, tempurá, pastel, sushi frito, além de refrigerantes, cervejas e sucos. Outro destaque da festa é a decoração que transforma a Praça da Bandeira em um legítimo recanto japonês.

A exemplo dos anos anteriores, neste ano os visitantes também encontrarão ambientes tipicamente japoneses, retratando várias tradições daquele país, como a ornamentação com “tiotin”, típicas lanternas japonesas de papel colorido. Segundo Caio Aoqui, a decoração contará ainda com “torii”, portal de madeira, normalmente pintado de vermelho para designar a entrada de um lugar sagrado e afastar os maus espíritos. Diversas “koinobori”, faixas em formato de carpa colorida, serão hasteadas em comemoração ao Dia dos Meninos, e que simbolizam força e sucesso.

Outra atração será o “tanabata”, arranjos de galhos onde as pessoas costumam escrever poemas ou pedidos em tiras de papéis coloridos. Os visitantes também encontrarão origamis, famosas dobraduras em papel, além de barracas com souvenirs e lembrancinhas típicas, como ikebanas, horóscopo japonês e orquídeas.

Além da gastronomia e da decoração o Nippon Fest oferecerá ainda uma diversificada programação artística. Hoje o evento terá cantores do departamento de karaokê de Tupã, além da apresentação de dança do Departamento de Senhoras de Bastos, da Igreja Seicho no Iê e do grupo de dança “Nanami Katayawa”, da Acert.

Neste sábado, as atrações são o grupo de taiko Requios Gueino Dokoubai, de Marília e a renomada cantora Karen Ito. No domingo estão previstas novas apresentações de dança e cantores do departamento de karaokê, além do grupo de taiko da Acert. O coordenador do evento lembrou também que o Nippon Fest foi idealizado em 2004 pelo saudoso professor Massuyuki Kawano, ex‐presidente da ACERT, com o objetivo de resgatar, preservar e valorizar a cultura japonesa.

Ao longo dos anos, a festa também se consolidou como evento turístico e também de congraçamento da colônia japonesa de Tupã e região. Hoje, o Nippon Fest faz parte não só do calendário turístico de Tupã, mas também do calendário turístico do Estado de São Paulo, através da Lei 13.360/2009 de autoria do então deputado estadual Rodolfo Costa e Silva.

Redação Folha do Povo

maxresdefault