Prefeitura comemora o sucesso da campanha Novembro Azul

0
311

Campanha deste ano teve como slogan “Eu não sou só próstata, eu sou homem”

No Brasil e no mundo, novembro tornou-se um mês emblemático para a saúde do homem devido a um conjunto de iniciativas que ficou conhecido como “Novembro Azul”. Em Tupã as atividades ainda não foram encerradas, mas a equipe da Secretaria Municipal de Saúde já comemora o sucesso da campanha que dá atenção à saúde em geral do homem, especialmente ao câncer de próstata.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosângela Urel, graças à mobilização de toda a equipe a campanha alcançou os objetivos antes mesmo do encerramento do mês, com grande participação de homens atendidos nas unidades de saúde. “Os homens estão percebendo que o exame preventivo contra o câncer de próstata pode salvar vidas”, comenta Rosângela.

Segundo ela, este ano a Secretaria de Saúde se estruturou para fazer uma campanha que abordasse a saúde integral do homem. “O mês de novembro não é só pensado em câncer de próstata, nós sabemos que esse mês damos mais ênfase a doença, mas os homens necessitam também de outros cuidados, por isso em todas as nossas unidades de saúde tinham equipes capacitadas para lidar com qualquer problema, podia ser desde um teste de diabetes até uma orientação com a nutricionista” conta.

Durante a campanha também foram realizadas ações de orientação sobre doenças cardíacas, as sexualmente transmissíveis e até o alcoolismo e o tabagismo. Ainda segundo a secretária, todas as unidades de saúde receberam uma capacitação no inicio de novembro para trabalhar com a população de maneira com que despertasse no homem a vontade de se cuidar.

A enfermeira Simone Lima Veronez lembrou que culturalmente a mulher sempre procurou cuidar da saúde mais que os homens. “Hoje se formos a uma unidade de saúde, podemos perceber que 80% que estão esperando por atendimento são mulheres, e 20% são homens. Então esse mês queremos deixar uma mensagem para que os homens procurem mais pelos serviços de saúde, procurem se cuidar melhor para que não adoeçam”, ressaltou.

A enfermeira ainda destacou o programa “Filho que Ama Leva o Pai no AME”, que estimula o homem a cuidar mais da saúde em geral. “O homem que tem 50 anos precisa se cuidar, hoje dentro do AME temos um programa que funciona aos sábados, composto por uma equipe de urologista, cardiologista e enfermagem. O homem consegue agendar esse atendimento da sua própria casa, através do telefone 0800-779 0000. Serão realizados vários tipos de exames”, conta.

Ações

Durante todo o mês foram realizados diversos trabalhos em prol da saúde do homem como a prevenção cardiovascular. As nutricionistas, que atuam na Secretaria Municipal de Saúde de Tupã, Cássia Tanaka e Fernanda de Oliveira Querino ficaram responsáveis pela orientação ao publico masculino sobre como se alimentar bem.

“Existem alguns fatores de risco que, quando presentes, aumentam as chances de doença cardiovascular, infarto do miocárdio e derrame cerebral. Alguns desses fatores não têm como mudar: idade, sexo, história de doença cardíaca na família. Porém, existem outros que você pode mudar: fumo, alimentação inadequada, obesidade, falta de exercícios físicos, colesterol alterado, diabetes, pressão alta e estresse”, explicou a nutricionista Cássia.

Os educadores físicos da Secretaria Municipal de Saúde também fizeram sua parte sendo os responsáveis pelas orientações de atividades físicas para o homem. Os professores Erica Leite Lamberti, Nadya Giani Chini Betti e Anderson Medeiros se deslocavam até as UBSs, PSFs, CFI e outras unidades de saúde, evitando assim a obesidade, por exemplo.

Também foram lembrados durante a campanha “Novembro Azul” os cuidados com a pressão alta ou hipertensão arterial, o colesterol alterado e triglicérides, a diabetes e o estresse, ressaltando os sintomas, os riscos que cada doença causa á saúde, o que fazer para evitar essas doenças e como tratar da doença. Todas as Unidades de Saúde realizaram o acompanhamento dos pacientes acometidos por essas patologias por meio de equipes multidisciplinares.

Outro tema também muito divulgado durante o mês de novembro foi o tabagismo, com orientações especiais do enfermeiro Fernando Januário e Drª Heloísa (psiquiatra), ressaltando o tabagismo na adolescência, também teve a participação de uma equipe multidisciplinar, coordenada pela enfermeira coordenadora Marianne do AME de Tupã.

Assessoria

20151124113418