II Bienal Tupã Mais Verde começa hoje com megaestrutura

0
570

Contando com uma megaestrutura, a prefeitura de Tupã, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, abre hoje a 2ª Bienal Tupã Mais Verde, que pode ser visitada até domingo, dia 12 de julho. A solenidade de abertura está prevista para as 19h30, na Praça da Bandeira.

Em sua segunda edição, a Bienal Tupã Mais Verde já é considerada um dos maiores eventos voltados à sustentabilidade ambiental da região, devendo contar com quase 80 patrocinadores e expositores. De acordo com Renan Pontelli, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a primeira edição, realizada em 2013, conquistou grande repercussão, e a expectativa para o evento deste ano é ainda maior.

“A II Bienal Tupã Mais Verde é uma feira voltada para a sustentabilidade, ao meio ambiente e à agricultura e tem por objetivo disseminar a importância da preservação e conscientização ambiental para que possamos minimizar os futuros impactos ambientais. O evento também busca incentivar a colaboração de todos para que possamos ter um meio ambiente saudável e sustentável e consequentemente, uma melhor qualidade de vida”, explicou.

Renan também destacou que o público terá diversas atrações durante os cinco dias de evento, incluindo exposições, oficinas técnicas, praça de alimentação, brinquedos e shows diários.

Uma das atrações será a Fazendinha Ecologicamente Correta, que tem por objetivo promover a educação ambiental. A maquete, que já está praticamente montada em frente à Igreja Matriz, contará com Áreas de Preservação Permanente (APPs), produção de energia elétrica, fossas sépticas biodigestoras, piscicultura, além de diversas culturas, como milho, feijão, melancia, abóbora, girassol, amendoim e eucalipto.

A fazendinha também mostrará a prática do sistema silvipastoril, que é o cultivo de eucalipto em conjunto com a pastagem, a ação do Programa Melhor Caminho, utilizando os resíduos da Usina de Triagem de Materiais da Construção Civil de Tupã; um rio que corta a propriedade com várias nascentes e fauna e flora diversificadas, além de vila sustentável.

Outro destaque será a Casa Ecológica, com decoração e horta vertical utilizando materiais recicláveis, que foram produzidos pelos próprios funcionários da Pasta. O público também poderá conhecer as diversas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, como Ecogire, E-Lixo, de Olho no Óleo, além dos projetos escolares.

A II Bienal Tupã Mais Verde também contará com Desfile de Moda com Roupas Customizadas nesta sexta-feira, dia 10 de julho, a partir das 20 horas. As roupas utilizadas no desfile serão comercializadas no brechó da Rede Feminina de Combate ao Câncer e a arrecadação será destinada à manutenção da entidade.

O público poderá ainda participar do Passeio Ciclístico Ecológico, que acontecerá no domingo, dia 12 de julho, a partir das 8h30. A concentração e saída será na Praça da Bandeira e após percorrer o trajeto até o Parque do Atleta os participantes concorrerão ao sorteio de duas bicicletas, patrocinadas pela Bike Vargas e Pró-Ciclo.

Já a programação artística, inclui show para todos os gostos, que serão realizados no placo do Espaço Cultural “José Anselmo Filho – Zé Pretinho”. Na abertura do evento, nesta quarta-feira, serão duas atrações, o Grupo Pankadão do Axé e a dupla sertaneja Mauro e Maicon.

Na quinta-feira haverá apresentações da Academia Centro de Atividades Físicas (CAF) e show com a dupla Matheus Sávio & Gabriel. Na sexta-feira está prevista a apresentação do projeto Vida Nova e fechando a noite, show com a banda Força Maior.

No sábado o público poderá prestigiar a apresentação da Cia. de Dança Stylo Black e em seguida, a maior atração artística do evento, o renomado grupo de samba paulistano Demônios da Garoa. No domingo está prevista a apresentação da Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”, marcando o encerramento da II Bienal Tupã Mais Verde.

O vice-prefeito Thiago Santos destacou a importância do evento, que deverá atrair visitantes de toda a região. “A essência deste evento é de natureza ambiental, mas também ligado a temas sócios-educacionais, onde estarão envolvidos diversos setores da sociedade da Alta Paulista, como por exemplo, produtores rurais, ONGs, empresários, industriais, além de entidades e pessoas diretamente ligadas ao artesanato de produtos recicláveis, assim como a participação de diversas empresas que realizam a comercialização de produtos sustentáveis”, afirmou.

Já o prefeito Manoel Gaspar elogiou os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que têm procurado minimizar os impactos ambientais através de ações que conscientizam a população sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais.

“Convidamos toda a população para que venha prestigiar a II Bienal Tupã Mais Verde. Esse evento reflete a preocupação da prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em promover ações que possam contribuir com a melhoria da qualidade ambiental e da qualidade de vida da população”, convidou Gaspar.

Gaspar finalizou agradecendo o apoio e a participação dos patrocinadores e expositores do evento, incluindo AAPEHOSP e Casa do Garoto, Acqua Zero, Afonso Ponce Criação de Avestruz, Agrotekne, AIESEC, Aldeia Indígena Ekeruá, Alexandre Liu, Amigão Pet Shop, Aoki Concessionária Mercedes-Benz, Armazém Terra Verde, Arte Sintonia, Artesanato de Bambu Andrade, Aurora Veículos Mitishubishi, Boutique do Sushi, Briztech, Bonanza Western, Camap, Canil Rancho Turra, Exposição de Carros Antigos (Delfino Golfeto), Casa Avícola, Cati e Casa da Agricultura, Cerâmica e Arte, Proeste Chevrolet Tupã, Cical Comércio de Materiais para Construção, Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Tupã (Cooretup), CREA, Damião Bonsai, Decar Elétrica e Hidráulica, Delore Volkswagen, Disma Tratores Massey Ferguson, Edgar Móveis, Edu Mel, Embrapa, Estância Terrinha, Estância Vovó Augusta (filhotes de Cães e Aves – Kaliane E Cristina), F. Coba Peças e Acessórios, Faculdades Faccat, Fadap/FAP, FAI-Faculdades Adamantinenses Integradas, FD Móveis Planejados, Florence Jardins, Gato Verde Soluções Ambientais, Gransui, Grupo Vollary, Guincho Shiguero, IGUI Piscinas Tupã, Itaeté Máquinas, John Deere, Lombardo Construções Elétricas, Lombardo Locações de Máquinas e Equipamentos, Lumi Cosméticos, Mais Tupã, Marka Veículos Volkswagen, Max Representações Comerciais e Metalúrgica Nova Varpa e MD Brindes.

O evento também contará com a participação de Moto Star, Móveis de Paletes, Mudas Biotek, Nena Presentes, Olix Soluções Ambientais, Original Presentes, Otsubo Honda, Pesqueiro Hamada, Piscicultura São Francisco – Edson Yonumae, Polícia Militar Ambiental, Pró Ciclo, Proteto de Tupã, Rosas do Deserto, Sabesp, Secretaria Municipal de Saúde, Segredo das Águas, Shield Security, Simão Caminhões Ford, Sindicato Rural, Tupapel – Faber Castell, Unesp, Unilins, Viveiro do Romeu, Viveiro Municipal, Viveiro Tcho e Weblocaliza Rastreamento. Mais informações sobre a II Bienal Tupã Mais Verde podem ser obtidas no site da prefeitura, no endereçowww.tupa.sp.gov.br, clicando no banner do evento.

PROGRAMAÇÃO II BIENAL TUPÃ MAIS VERDE

DIA 8 DE JULHO DE 2015 – QUARTA-FEIRA

19H30 – ABERTURA OFICIAL

21 HORAS – SHOW COM PANCADÃO DO AXÉ

22H30 – SHOW COM MAURO E MAICON

DIA 9 DE JULHO DE 2015 – QUINTA-FEIRA

20 HORAS – APRESENTAÇÃO DA ACADEMIA CAF

21H30 – SHOW COM MATHEUS SÁVIO E GABRIEL

DIA 10 DE JULHO DE 2015 – SEXTA-FEIRA

19 HORAS – APRESENTAÇÃO PROJETO VIDA NOVA

20 HORAS – DESFILES DE ROUPAS CUSTOMIZADAS

21H30 – SHOW COM FORÇA MAIOR

DIA 11 DE JULHO DE 2015 – SÁBADO

20 HORAS – APRESENTAÇÃO DA CIA. DE DANÇA STYLO BLACK

22 HORAS – SHOW COM DEMÔNIOS DA GAROA

DIA 12 DE JULHO DE 2015 – DOMINGO

8H30 – PASSEIO CICLÍSTICO ECOLÓGICO

20H30 – APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA “MAESTRO JÚLIO DE CASTRO”

 procity-ii-bienal-tupa-mais-verde-comeca-nesta-quarta-com-megaestrutura-pictures-1470 procity-ii-bienal-tupa-mais-verde-comeca-nesta-quarta-com-megaestrutura-pictures-7913