Crianças da creche ganham brinquedos

0
1218
Imagem Ilustrativa

A importância do brincar na aprendizagem de uma criança é um fato já comprovado por diversos estudos. Através das atividades lúdicas, a criança acaba se familiarizando com nomes, cores, formas, se envolve com o meio, amplia as noções de socialização, e entre outros benefícios.

Diante dessa clara noção da importância do brincar no desenvolvimento da criança, a Secretaria Municipal da Educação realiza hoje, às 7h30, no CMEI “Cintia dos Reis Oliveira”, a entrega oficial de novos brinquedos e DVDs.

No total serão entregues 2.494 brinquedos e 840 DVDs Clássicos da Disney para os 7 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), ajudando a enriquecer os meios de aprendizado das crianças.

Segundo a supervisora de atividades municipais,Andréia Benício Doretto, os brinquedos entregues através de kits devidamente adaptados de acordo com cada faixa etária atendida, desde o berçário até as séries iniciais do ensino fundamental.

“O brinquedo é um convite à brincadeira, ele é o responsável por tornar as brincadeiras mais ricas, proveitosas e prazerosas. O brinquedo funciona como uma ponte entre aquilo que é desconhecido para o que é conhecido. Com pecinhas de encaixar, por exemplo, um bebê descobre que é capaz de empilhar objetos. Ao participar de um jogo, cuidar de uma boneca ou levar o carro ao postinho de gasolina, os pequenos tornam-se protagonista daquilo que os espera na vida madura. Ou seja, como afirmam alguns teóricos, ‘brinquedo é muito mais do que um entretenimento’. Nós acreditamos que brincar é desenvolver a capacidade da criança”, diz.

De acordo com Andréia, o investimento tem por objetivo principal melhorar as capacidades das crianças.“Os brinquedos agem na capacidade emocional, intelectual, motora e social da primeira infância, pois a fantasia da brincadeira permite, por exemplo, que a criança experimente novos sentimentos, reproduza situações vividas em seu cotidiano e faça, assim, um treino para a vida adulta. Ao brincar, ela desenvolve o corpo e coloca em prática de forma despretensiosa o conteúdo escolar”, ressalta.

Segundo osecretário de Educação, Marcos Leite,a iniciativa é mais uma forma de contribuir com a aprendizagem das crianças que são atendidas pelas creches, que incluem desde o berçário até os 5 anos de idade.

“O governo federal tem facilitado muito a aquisição de materiais através de vários planos articulados e em parceria com o município. Nossa meta é sempre valorizar a educação” ressaltou.

 

CMEIs

 

Ele destacou também que a prefeitura mantém atualmente 7 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) que atendem aproximadamente 892 crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. O atendimento é divido entre Berçário I (0 a 1 ano), Berçário II (1 a 2 anos), Maternal I (2 a 3 anos) e Maternal II (3 até 3 anos e 11 meses).

O CMEI“Soledad Sanches Modelli” tem capacidade para atender 90 crianças. Já o CMEI “Manoel Campo Ruiz” atende mais 90 crianças. O CMEI “Irene Resina Migliorucci” oferece 146 vagas; o CMEI “Irene Fontana Bueno” recepciona mais 125 enquanto o CMEI “Almerinda Souza Leão” atende mais 115 e creche Pró Infância “José Mario” mais 176. O CMEI “Cíntia dos Reis Oliveira”, que passou por reforma de ampliação nos últimos meses atendem atualmente cerca de 150 crianças, dobrando a capacidadeinicial de vagas.

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa