Secretaria de Saúde encerra Mês da Mulher com resultados positivos

0
421

Mais de 800 mulheres foram atendidas pela programação especial

Com uma programação bastante diversificada, o Mês da Mulher encerrou o cronograma das atividades na última quinta-feira (31) com um saldo positivo. Durante o evento, foram realizados cerca de 40 exames de mamografia e mais de 700 coletas de exames de papanicolau.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Rosangela Urel, no mês de março, além da programação normal das campanhas contra a dengue e conscientização da gripe H1N1, foi realizada uma programação especial para homenagear o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

De acordo com ela, a programação contou com a parceria do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) por meio de profissionais nutricionistas e fisioterapeutas. Outra participação na programação do Mês da Mulher foi o Centro de Testagem e Aconselhamento Móvel Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis, que realizou testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

A Semana Saúde da Mulher também contou com a participação de educadores físicos e grupos de atividades físicas do projeto “Pratique Saúde”; orientações de Enfermeiras e Auxiliares e também da equipe de Vigilância Endêmica, além dos cuidados especiais do Nelsinho Araújo Cabeleireiro que realizou o dia da beleza, junto à Secretaria.

A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) também fez parte da programação especial do Mês da Mulher, com ações que promovem a saúde e autoestima feminina.

Segundo a secretária, a maioria das ações foram realizadas no estacionamento da UPA, no dia 8 (terça-feira), com um circuito de saúde para as mulheres. Foram realizados 794 coletas do exame de papanicolau e outros 46 exames de mamografia.  O evento foi aberto para todas as mulheres durante todo o dia.

”É importante lembrar que ações básicas como a coleta do preventivo de colo uterino e solicitações de exames de mamografia para mulheres na faixa etária entre 50 a 69 anos já são realizados na rotina em todas as unidades de saúde, mas foram ampliadas durante o mês comemorativo para que as mulheres pudessem ter uma oportunidade a mais de realizar os exames”, lembra.

Pelos resultados obtidos durante o mês de março, a secretária acredita que a cidade toda “vestiu a camisa” no Mês da Mulher. “Considero que o evento foi de pleno êxito. Foi algo muito importante para Tupã e, diante disso, quero agradecer as parcerias como os profissionais de saúde, o Nelsinho Araújo Cabeleireiro e tantos outros que foram essenciais para o sucesso da nossa programação especial”, destaca.